12 de jan. de 2011

Padrão Social - Do ponto de vista sociológico

Segundo Emile Durkheim, considerar os fatos sociais com coisas é uma regra fundamental que tem como objetivo a libertação das emoções da nossa consciência para somente interpretar o objeto. Esse Conceito teve origem com Augusto Comte, porém ele se afasta da verdade ao valorizar a sua idéia sobre a História, apelando para uma noção metafísica, ou seja, o certo seria partir das coisas para as idéias e não das idéias para as coisas, nesse caso, analisando a Historia em si. Para Durkheim é preciso afastar e eliminar as pré noções, pois elas dificultam a busca pela verdade. A educação tem a função de falsificar o ser social por causa da imposição de regras, que fazem o individuo acreditar ser de sua própria elaboração, no entanto, quando crianças nos são imposto uma série de ensinamentos, hábitos e formas de comportamento que são resultados de uma obra coletiva que nós incorporamos. O casamento ou o nascimento são fatos sociais, ou seja, a Reprodução de um modelo coletivo. Primeiro vem o namoro, depois o casamento e depois os filhos, isso em uma faixa etária de 25 a 30 anos. A sociedade cobra que o individuo siga o padrão, ao contrario estará quebrando as regras sociais. Concluindo, fato social é toda ação que não depende do individuo, mas sim das regras, tendo como essência o modo de agir do ser humano.

Ana Laura Borges de Melo
Publicado: 30/04/2010


Nathália Rocha: Nenhum dos livros que eu li, nada diz respeito a "obrigatoriedade em seguir padrões sociais". Escolhi esse título para o blog, pois acredito que ele nos leva a refletir.
O que são padrões sociais? O que é certo ou errado?

[...]quando crianças nos são imposto uma série de ensinamentos, hábitos e formas de comportamento que são resultados de uma obra coletiva [...].

No trecho acima já nos deixa bem claro que o que é padrão social.

Estão fora do padrão: Gordinhos, negros, magros demais, "feios" (entre aspas porque beleza é algo do ponto de vista pessoal), homossexuais, baixinhos, altos demais e entre outros...

Mas neste blog, vamos procurar trabalhar mais o lado da questão do homossexualismo.

Certo ou errado?  Assunto tão polêmico para a sociedade. Não existe certo ou errado. O mundo contém definições, e definições são criadas por humanos, que por sua vez são falhos e imperfeitos.

Não temos o direito de julgar o outro, nunca teremos. Não temos o dever de ser como a sociedade condiz, devemos seguir o que é bom para nós, seguir o que nos faz feliz... Ninguém será feliz por mim e eu não serei feliz pra ninguém.

Que estipulem padrões e coloquem tabus. Estaremos aqui sempre pra enfrentá-los, no quesito, homossexualismo. 

5 comentários:

  1. acho que o padrão social é um mecanismo que serve para maior "cooperação" das pessoas, fruto de realidades imaginadas.

    ResponderExcluir
  2. concordo e discorco,em certos pontos você está certissíma mas em outros acho que não deveria ter tocado no assunto,esta certo que o conceito de certo ou errado depende de cada um mas é pra isso que as religiões e ideologias servem,pra nos guiar para um caminho que nos faz acreditar que é certo,mesmo tendo pessoas que digam ao contrario,sem as ideologias nós poderiamos ser levados a fazer em tudo e isso gera um caos na sociedade,se eu devo aceitar o outro como homossexual, acho que se eu nao aceitar eu devo pelo menos respeitar,cristões nao concordam com essa ideologia de genero porque a Bíblia diz em Levítico 18:32 que nao devemos nos deitar com homens como quem deita com sua esposa,mas respeitam quem os pratica e não buscam criticar,mas pelo fato de eles não aceitarem,ou até mesmo outras religiões ou ideologias não é motivo pra comunidade LGBTI sair fazendo furduncio na internet por causa que nos não aceitamos e a Bíblia,Alcorão,etc condenar estes atos,eu acho que devemos é ficar calados e nem falar em todo santo lugar sobre essa discussão,obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem uns erros de português no texto,me perdoem escrevi muito rápido

      Excluir
    2. Religiões foram criadas para controlar os atos dos seres humanos. O que condiz ao certo e errado, sempre será sobre nós. Eu posso me deitar com outro homem e achar certo, você pode achar errado. Mas ainda vai ser problema meu, as pessoas se preocupam com o que o outro faz, não pelo bem mas por achar que está errado. E sobre o lugar em que devemos e não devemos dialogar sobre determinado assunto, isso também depende do ponto de vista. Falar sobre orientação sexual sempre vai ser um assunto que deve ser pautado.

      Excluir